NOTÍCIAS
MOVIDA 2016: Campo e Cidade na Luta Pela Vida!



MOVIDA 2016: Campo e Cidade na Luta Pela Vida!


Na última quinta-feira, 28 de abril, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) promoveu em Brusque/SC o ato do Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense (Movida). O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Fiação, Tecelagem e Vestuário de Chapecó e Oeste de Santa Catarina (SITRIVESCH) participou do ato, com representantes da entidade e também cerca de 15 sindicalizados.

Neste ano, o Movida reuniu cerca de mil pessoas, entre trabalhadores, entidades sindicais, autoridades e a população. Conforme o Presidente do Sitrivesch, Dr. Sebastião Nélio da Costa, toda atividade de cunho reivindicatório, dentre outros aspectos, tem por finalidade alertar a sociedade em geral, bem como, as autoridades do mundo do trabalho para as dificuldades e riscos que os trabalhadores estão expostos diariamente, além do alto número de acidentes de trabalho que vitimam milhares de obreiros todos os anos.

Assim “o envolvimento e a participação do Sitrivesch torna-se fundamental e necessária, pois a entidade tem a obrigação de representar a categoria, e por consequência, também exigir na região que os empresários tenham a preocupação com o bem-estar dos trabalhadores no ambiente de trabalho e cumpram as normas de segurança, proteção e saúde dos empregados, pois se para o patrão o fundamental é a lucratividade, um trabalhador doente ou inválido, não é sinônimo de lucro”, comenta.

MOVIDA:


O movimento visa destacar o dia 28 de abril, "Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho", onde um acidente em uma mina no estado de Virgínia (EUA), em 1969, matou 78 trabalhadores.

Em Santa Catarina, o encontro alerta, sobretudo, para os acidentes de trabalho que mutilam, adoecem, invalidam e até matam trabalhadores todos os anos.

A ação anual visa garantir, além da saúde e segurança dos trabalhadores, a realização de pesquisas, debates e estudos sobre doenças e acidentes de trabalho. "Atividades desta natureza e a união dos trabalhadores de todas as categorias são essenciais na busca da efetivação de um ambiente de trabalho melhor", comenta o presidente do Sitrivesch.




Contato

Chapecó - SC

(49)3323-7885
Rua Marechal Deodoro 980E, Sala 01, Prédio Barella, Jardim Itália
CEP: 89.802-141
Skype: sitrivesch@hotmail.com
E-mail: sitrivesch@sitrivesch.org.br