NOTÍCIAS
18º ENCONTRO DA MULHER TRABALHADORA È MARCADO POR PALESTRAS E ORIENTAÇÕES



18º ENCONTRO DA MULHER TRABALHADORA È MARCADO POR PALESTRAS E ORIENTAÇÕES


O sábado, 04 de março, foi marcado pela alegria e descontração de mais de 350 mulheres da região oeste e meio oeste catarinense, que se reuniram em Chapecó no CTG Herança Gaúcha para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Esse foi o 18º encontro promovido pelo Sitrivesch, que visa aproximar cada vez mais as mulheres às atividades do sindicato e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) com o intuito de orientar, capacitar, apresentar os direitos da classe além de celebrar as lutas e conquistas históricas da mulher, sobretudo no mercado de trabalho.

Nesta edição, participaram trabalhadoras de Chapecó, Xaxim, Coronel Freitas, Guatambu, Aguas de Chapecó, São Carlos, Saudades, Pinhalzinho, Cunha Porã, Saltinho e Campo Erê.

O representante e também secretário geral da Fetiesc, Landivo Fischer, participou do evento, onde elogiou a iniciativa e o envolvimento da entidade com a classe. “O Sitrivesch está de parabéns pela organização, além da metodologia de envolvimento com as trabalhadoras, onde em um mesmo encontro homenageou, orientou e divertiu”.

O assessor de formação sindical da Fetiesc e também mestre em educação, Sabino Bussanello, palestrou no encontro e explanou sobre as propostas da reforma trabalhista e o que a mudança pode provocar na economia, no trabalho, no dia a dia e, sobretudo como ela afetará o trabalhador, bem como seus direitos conquistados ao longo da história.

Nesta edição, além de palestras técnicas houve uma apresentação sobre a saúde e o bem-estar das mulheres.  A fisioterapeuta Dra. Alessandra B. Becker aliou teoria e prática fornecendo às participantes dicas para uma vida mais tranquila, saudável e equilibrada. A profissional enalteceu aos presentes que saúde é bem-estar completo. “Ter saúde é ter disposição para trabalhar, para aproveitar todos os momentos ao máximo”, comenta.

A trabalhadora Elaine Chuck de Saudades/SC participa do encontro há várias edições e afirma com alegria a importância da atividade para sua vida. “Além de descontrair, nos informa sobre o que está acontecendo, principalmente às mudanças nas leis que podem nos afetar e fazer com que muitos direitos conquistados desapareçam”, comenta.

Após as explanações houve sorteio de brindes, através de bingo e também passagens para o Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora que ocorre nos dias 25 e 26 de março na sede da Fetiesc em Itapema/SC.

Para o presidente do Sitrivesch, Sebastião Nélio da Costa, estar entre mulheres trabalhadoras é um estímulo de coragem e de força para seguir adiante nas lutas e na coragem de pleitear direitos em defesa da classe trabalhadora. “O encontro foi um sucesso e marcou ainda mais, pois fortaleceu a importância dos trabalhadores se unirem para preservar os direitos já conquistados, bem como a liberdade das mulheres em casa, na família e no mercado de trabalho”, comenta.

Quem participa, reconhece a importância da atividade


Celeste Finh, que atua na Dray Saudades participou pela segunda vez do encontro e comenta sobre a organização. “Atividade muito boa, principalmente as palestras que nos orientaram e sanaram muitas dúvidas referentes à possível reforma trabalhista”.

A jovem Carolina Dallacort Pereira elogia a iniciativa e afirma que as orientações podem ajudá-la no dia a dia, melhorando a saúde e o ambiente de trabalho. “Gostei bastante, não sabia quão vasta eram as palestras e como elas podem nos ajudar a superar e até mesmo sugerir soluções para os problemas do nosso cotidiano. Saímos daqui com muitas ideias para aplicar na prática”, destaca.

A trabalhadora Roseli Zick da Silva também enalteceu o trabalho do Sitrivesch para o Encontro da Mulher Trabalhadora. “A cada ano nos apresentam novas informações, esclarecem dúvidas, sempre há atividades para somar no nosso dia a dia. Adorei esse momento de descontração, parabéns aos organizadores’’, conclui.

O encontro ainda teve a visita da deputada estadual, Luciane Carminatti, que conversou com as mulheres e enfatizou a elas a importância da união e da luta para conquistar cada vez mais espaço no mercado. A deputada ainda pediu apoio para lutar contra a reforma da previdência, que se for aprovada, fará com que a classe trabalhadora perca seus direitos.






Contato

Chapecó - SC

(49)3323-7885
Rua Marechal Deodoro 980E, Sala 01, Prédio Barella, Jardim Itália
CEP: 89.802-141
Skype: sitrivesch@hotmail.com
E-mail: sitrivesch@sitrivesch.org.br