DEPARTAMENTO PSICOLÓGICO

Dra. Tania Mara Valentini

Formada em psicologia pela UnC - Concórdia.

Pós-graduada em psicanálise pela Unochapecó.

Mestrada em psicanálise pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo.

O que é um processo psicoterapêutico?

É um processo conduzido por especialistas no qual o indivíduo amplia a consciência que tem de si mesmo, aprendendo com seus sintomas e se desenvolvendo como pessoa.

Os Seres Humanos, desde o seu nascimento, se desenvolvem realizando suas potencialidades a medida em que se descobrem na relação com o outro. Por exemplo, uma criança desenvolve a fala a medida em que se relaciona com outros Seres Humanos que já a tenham desenvolvido. A natureza fornece a potencialidade, porém essa potencialidade só é realizada a medida em que o indivíduo vai descobrindo suas possibilidades na troca com o outro e se enriquecendo com suas descobertas. O outro funciona como um espelho no qual a pessoa pode se ver. Este é o processo natural de desenvolvimento humano e o espaço terapêutico é um espaço preparado para facilitar este movimento.

Qual é o objetivo de um processo psicoterapêutico?

Visa facilitar o movimento natural da vida, criar oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma. Os sintomas que geram a necessidade do processo psicoterapêutico tendem a desaparecer a medida em que aprendemos o que eles têm a nos ensinar. Em suma, o objetivo de um processo psicoterapêutico é dar condições para que a pessoa se desenvolva aprendendo sobre ela mesma através de seus sintomas e das trocas estabelecidas neste processo.

Quando se deve procurar uma Psicoterapia?

Quando de alguma forma o indivíduo não está satisfeito com o andamento de sua vida, não está feliz, ou está vivendo algum sofrimento e não consegue superá-lo, nesse contexto um facilitador (psicólogo) pode poupar tempo e energia.

Por mais que o indivíduo considere ter um grande auto-conhecimento, quando por algum motivo esbarra em situações as quais ele não consegue dar respostas que lhe sejam satisfatórias com os recursos que domina, surge a necessidade de ampliar a consciência a seu próprio respeito.

Como iniciar um processo psicoterapêutico?

Para iniciar um processo terapêutico basta agendar uma entrevista inicial a qual é individual. Frisamos que os encontros serão sigilosos, que dizem respeito somente ao paciente e ao psicólogo. Para tal contamos com sala individual.


Contato

Chapecó - SC

(49)3323-7885
Rua Marechal Deodoro 980E, Sala 01, Prédio Barella, Jardim Itália
CEP: 89.802-141
Skype: sitrivesch@hotmail.com
E-mail: sitrivesch@sitrivesch.org.br